Dicas


Apontando

Às vezes as pessoas se esquecem de que um apontador de lápis ou um estilete é uma lâmina como a de uma navalha ou faca de cozinha. Você não pensaria em utilizar estas duas últimas por longos períodos de tempo sem afiar as lâminas, mas às vezes esperamos que um apontador de lápis dure para sempre.


Apontadores de lápis


Para utilizar um apontador de lápis, mantenha o lápis e o apontador em uma linha reta. Não insira o lápis em um ângulo ou a ponta ficará sujeita a uma pressão desnecessária e poderá quebrar.


Os apontadores de lápis funcionam muito bem quando novos e afiados, mas não duram tanto quanto as pessoas pensam. Há duas maneiras fáceis de verificar se um apontador está sem corte:


1. Examine a madeira em torno do lápis. Se a superfície da madeira estiver uniforme, então o apontador está afiado. Se a madeira estiver irregular ou contiver farpas então o apontador está ficando sem corte. Um apontador sem corte produzirá uma superfície bastante irregular na ponta do lápis.


2. Examine as aparas que saem do apontador. Um bom apontador de lápis produzirá aparas longas e contínuas. Quanto mais o apontador estiver sem corte menores serão as peças das aparas. Se você começar a ver peças semelhantes a lascas saindo do apontador, jogue ele fora.


Estiletes


Os estiletes também ficam sem corte e vão requerer que as lâminas sejam trocadas regularmente. Muitas pessoas têm problemas com pontas de lápis que quebram quando utilizam estiletes. O truque é manter o estilete em um ângulo oblíquo (quase paralelo ao lápis) e retirar pequenas quantidades de madeira de cada lado do lápis. Se o ângulo for acentuado a tendência será retirar madeira em excesso de uma vez e possivelmente cortar a tira ao mesmo tempo.


Depois que a tira for exposta, então movimentos suaves de raspagem proporcionarão uma ótima ponta fina.


Lápis Pastel


Os lápis pastel são mais delicados do que os lápis normais. As propriedades dos lápis pastel são especialmente desenvolvidas para serem esfareláveis e poeirentas no papel. Isso significa que eles devem ser manuseados com maior cuidado quando forem apontados. Há um risco ainda maior de quebrar a ponta ao ser muito vigoroso com um estilete (o ângulo para apontar um lápis pastel deve ser ainda menos pronunciado porque há menos madeira em torno da tira).


Além disso, os materiais que tornam os lápis pastel poeirentos são muito mais abrasivos do que os materiais de outros tipos de lápis. Assim, as lâminas perderão o corte mais rapidamente do que perderiam em outros lápis.


Os apontadores e estiletes afiados para lápis pastel da Derwent funcionarão bem por um tempo, mas precisarão ser substituídos regularmente para garantir que os lápis sejam apontados adequadamente.


Manter os seus apontadores e estiletes afiados é essencial para obter o melhor desempenho do seu lápis.


Dez Principais Dicas utilizando Lápis de Artists

por Malcolm Cudmore

1. Faça gráficos de teste de todas as cores do seu conjunto. Mantenha-os em um caderno de rascunho para referência regular. Experimente com múltiplas camadas da mesma cor, camadas de cores complementares ou modificando a 'temperatura' básica de uma cor acrescentando uma camada clara de azul, amarelo ou vermelho.

2. Para áreas de cor sutilmente e uniformemente graduadas, trabalhe com uma pressão leve e contínua e crie camadas de cores claras.

3. Experimente uma gama de marcações; você pode fazer grandes/pequenas; aleatórias/regulares, circulares/direcionais, etc.

4. Invista em um bom apontador a  bateria ou elétrico para pontas uniformes regulares em seus lápis. Se utilizar pequenos apontadores manuais, substitua-os ou troque a lâmina regularmente para evitar danos ao invólucro de madeira ou quebras no núcleo colorido.

5. Mantenha um bloco de lixa à mão para que você possa limpar uma ponta achatada que não esteja pronta para ser apontada.

6. Marcas ou áreas de tonalidade feitas com lápis podem ser clareadas e algumas vezes totalmente removidas com uma borracha a bateria ou moldável. Configure a ponta da sua borracha para remover áreas precisas. Mantenha um lápis-borracha à mão e utilize a ponta de pincel para remover restos da borracha do seu trabalho.

7. Estabeleça a faixa tonal básica da sua imagem com uma cor neutra clara geral sob o desenho (ex.: Marrom Queimado e/ou Ultramarino ou Índigo) antes de se preocupar muito cedo com a precisão da cor.

8. Utilize o lado do lápis para cobrir áreas maiores de trabalho.

9. Os Lápis de Artistas não são solúveis em água. Entretanto, eles podem ser suavizados ou misturados com um solvente ou diluentes sem cheiro aplicados em pequenas quantidades com um cotonete.

10. Utilize um lápis misturador e polidor para aumentar a uniformidade e efetuar misturas de cores em camadas.

Efeitos de camadas de segunda cor sobre camada clara de Ultramarino

+ Púrpura x3
+ Púrpura x2
+ Púrpura x1
+ B Marrom x3
+ B Marrom x2
+ B Marrom x1
+ M Verde x2
+ M Verde x1
+ C Amarelo x2
+ C Amarelo x1

Sombreado de direção única
Sombreado aleatório médio
Pequenas elipses fechadas
Pequenos sombreados aleatórios
Médias elipses abertas
Pequenos traços aleatórios

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Coloursoft

por Karen Coulson

1. Experimente todas as cores no papel que você está planejando utilizar e mantenha-o para futura referência.

2. Gradue cada cor de escura para clara.

3. O Coloursoft é suave e com cera, perfeito para mistura. Pratique a mistura de cores. Alterne a ordem das camadas, ex.: vermelho sobre amarelo, amarelo sobre vermelho.

4. Escreva ao lado das suas cores misturadas exatamente o que você fez. Você pode não se lembrar!

5. Tente misturar o marrom com o índigo para criar um preto quente e suave.

6. Utilize o preto para a pupila de um olho ou as marcas mais escuras.

7. Utilize o branco como uma cera resistente para áreas como veias de uma folha.

8. Utilize o lápis misturador para suavizar e uniformizar camadas e utilize um lápis polidor para adicionar um brilho ou acabamento semelhante ao de fotografia aos seus desenhos.

9. Experimente  o Coloursoft sobre uma aplicação de aquarela ou Inktense. Uma ótima profundidade de cor e um sombreamento sutil podem ser obtidos.

10. Lembre-se de que a temperatura pode afetar os seus lápis. Um ambiente mais quente pode ajudar os seus lápis a efetuar misturas mais facilmente, ideal para preencher áreas maiores.

Dez Principais Dicas utilizando Lápis de Carvão

por David Bellamy

1. Explore o potencial desses lápis simplesmente rabiscando em papel espesso liso e então misturando com um pedaço de papel ou dedo para suavizar o resultado.

2. Para criar um sentido de espaço e profundidade, adicione um detalhe mais próximo com um lápis de carvão mais escuro.

3. Utilize um pedaço de papel da Derwent para misturar em áreas adjacentes.

4, Crie destaques removendo o carvão com uma borracha moldável da Derwent.

5. Para fazer uma linha fina, arraste um modelador de borracha da Derwent pelo carvão ou, alternativamente, utilize a borda de uma borracha plástica da Derwent.

6. Aplique a ferramenta de relevo da Derwent no papel para criar um entalhe. Aplique carvão sobre o entalhe e ele permanecerá branco. Esta é uma excelente técnica para veias em folhas ou bigodes.

7. Com a ferramenta de relevo, mantenha as linhas entalhadas simples, ao invés de tentar criar efeitos intrincados.

8. Crie uma mancha de carvão no papel e, utilizando-o como uma paleta, capture algum carvão com um pincel de água úmido da Derwent.

9. Produza efeitos de molhado sobre molhado facilmente tirando carvão da ponta do lápis com a utilização de um pincel de água e aplicando a uma superfície úmida.

10. O molde de borracha da Derwent é consideravelmente eficaz para criar imagens claras destacadas em uma mancha de carvão: simplesmente coloque-o sobre a posição desejada e aplique uma borracha.

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Drawing

por Joanne Kell

 

1. Faça pequenas amostras de cor dos seus lápis, em um pedaço de papel separado, igual àquele em que você pretende trabalhar.

 

2. Quando estabelecer / desenhar contornos para o seu desenho utilize uma cor relevante para o projeto acabado.

 

3. Trabalhe com o seu projeto em camadas indo do claro para o escuro, ex.: amarelo, laranja e marrom.

 

4. Para um efeito realista ao desenhar pele, não bloqueie a cor, mas desenhe cada pelo separadamente e crie as suas camadas.

 

5. Não aponte seus lápis muito severamente. Utilize um apontador da Derwent para expor cor suficiente na ponta do lápis e então utilize uma lixa para moldar a ponta.

 

6. Utilize uma borracha de plástico para remover totalmente cores indesejadas e utilize uma borracha moldável ou borracha  a bateria para adicionar efeitos e destaques.

 

7. Utilize um pedaço de papel da Derwent para espalhar ou misturar suas cores.

 

8. Você pode misturar outros lápis da Derwent na linha de desenho. Um lápis de grafite razoavelmente apontado e suave fará desenhos sobre penas ou pelos para adicionar alguma definição, se necessário.

 

9. Experimente a linha de Desenho em diferentes papéis coloridos. Utilize em papel preto para obter um efeito impressionante.

 

10. Para uma aparência brilhante em um olho preto, experimente o preto da linha de desenho com um lápis de Gráficos 9B ou Dark Onyx na parte superior. Lembre-se que existe também o lápis Polidor da Derwent que é excelente para adicionar brilho ao lápis de cor.

 

 

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Graphic

por Kathryn Barstow

1. Faça uma amostra tonal para cada graduação de Gráficos em uma faixa de cartão para fácil comparação tonal.

2. Para uma base rápida e eficaz, utilize um estilete para raspar grafite da ponta do lápis e esfregue no papel com um pedaço de papel.

3. Um dos lápis gráficos muito duros (9H) pode ser utilizado de maneira similar a uma ferramenta de endentação, particularmente bom para adicionar detalhes à íris de um olho.

4. Para uniformizar a textura de um lápis macio (4B) faça um sombreamento com um lápis ligeiramente mais duro (HB).

5. Para adicionar interesse a áreas escuras, você pode acrescentar formas em seu desenho com um lápis duro (2H) e então clarear com um mais macio (6B), o lápis mais duro aparecerá.

6. Utilize um pedaço de papel para suavizar bordas e sombreamento.

7. Não jogue fora os pedaços de papel porque podem ser utilizados para sombreamento suave e fino.

8. Para efetuar destaques ou melhorar bordas utilize um molde de borracha ou borracha a bateria.

9. Utilize um lápis-borracha e pincel da Derwent para varrer delicadamente resíduos do seu papel / desenho.

10. Utilize pequenos traços circulares para criar textura em seu sombreamento.


Dez Principais Dicas utilizando Watersoluble Graphitone

por David Cook

1. Embora o Graphitone seja solúvel em água, não dissolva todas as marcas ou tonalidades. Deixe alguma parte seca para criar variedade e impacto

2. Manchar marcas ou tonalidades secas as suaviza. Utilize um pedaço de papel ou os seus dedos para misturar.

3. Raspas finas e empoeiradas da ponta do Graphitone no papel seco podem ser borradas para obter uma tonalidade uniforme. Alternativamente, ao raspar em papel úmido, utilize um pincel seco para dar variações de tonalidade.

4. Aumente o interesse da textura desenhando a seco sobre uma tonalidade úmida que foi totalmente seca.

5. Tonalidades e marcas úmidas que foram totalmente secas podem ser clareadas com uma borracha de plástico.

6. Ao expressar traços ou marcas com uma ferramenta de relevo em papel branco seco, eles serão revelados como brancos quando o 4B ou 8B é pressionado sobre a superfície do papel. Ideal para bigodes, cordames de navios, fibras de madeira, fios e até teias de aranha!

7. Para uma densidade mais pesada, desenhe com o 8B. Umedeça com um pincel úmido e redesenhe na área úmida. Enquanto estiver úmida, a densidade pode ser reduzida borrando-se com uma toalha de papel, se necessário.

8. Papéis macios são ideais para o detalhe fino e papeis com dentes são ótimos para criar textura áspera. Experimente papéis de textura ou relevo para obter variedade.

9. Utilize o 2B suavemente para desenho inicial e sombreamento claro. 4B para confirmar e definir um desenho, e para borrar com tonalidades médias e tonalidades úmidas. O 8B deve ser utilizado para borrar com tonalidades pesadas, tonalidades úmidas densas, e desenhos escuros e definidos.

10. Utilize todos os três em uma paleta de papel para decidir sobre a densidade requerida quando úmida, antes de transferir para a sua pintura.

Dez Principais Dicas utilizando Blocos Inktense

por Glyn Macey

1. Lave com água limpa  o seu quadro ou papel antes de desenhar com um Bloco Inktense para obter uma linha exuberante e fluida.

2. Utilize as bordas e pontos de seus Blocos Inktense para realizar traços caligráficos admiráveis.

3. Raspe alguns pigmentos do Inktense utilizando um estilete em água limpa para criar tintas vibrantes.

4. Trabalhe com claro sobre escuro quando a cor subjacente for seca para obter formas negativas úteis e destaques.

5. Esfregue o lado plano do seu bloco sobre papel de aquarela áspero para obter textura instantânea.

6. Revigore o seu trabalho utilizando um rolo de decoração para aplicar tinta Inktense.

7. Experimente misturar técnicas de aquarela suave com desenho de estilo pastel vibrante.

8. Utilize uma escova de dentes velha para movimentar a tinta Inktense em seu trabalho artístico. Assegure-se de utilizar um pedaço de papel para esconder quaisquer áreas vulneráveis.

9. Misture um pouco de água com o Inktense para criar uma tinta forte antes de utilizar uma espátula para pintar.

10. Deposite várias cores antes de esfregar um pincel úmido sobre a superfície para obter uma mistura instantânea.

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Metallic

por Carole Gordon

Em papel preto

1. Crie um quadro de cores em papel preto para mostrar melhor o brilho metálico da cor.

2. Faça uma camada de duas cores, uma sobre a outra, para criar uma terceira cor.

3. Utilize o Prateado para criar destaques brilhantes.

4. Mantenha uma ponta fina em seus Lápis Metálicos utilizando um Apontador Superpoint da Derwent.

Em papel branco

5. Crie um quadro de cores em papel branco para ver as diferenças sutis nas cores.

6. Adicione água aos lápis secos para criar um efeito de aquarela.

7. Misture duas cores úmidas para formar uma terceira cor.

8. Crie efeitos de textura espalhando pequenos fragmentos da ponta de um lápis seco com um estilete no papel úmido.

9. Deposite cor seca sobre uma lavagem seca da mesma cor para obter tonalidades mais profundas.

10. Desenhe em cores úmidas com um lápis seco para criar efeitos interessantes.


Dez Principais Dicas utilizando Lápis Onyx

por Kathryn Barstow

1. Existem duas tonalidades na linha Onyx; Escura e Média. Mantenha a escura grossa para sombreamento e a média fina para detalhes.

2. Crie uma faixa tonal para cada lápis aumentando a pressão gradualmente. Isso lhe dará uma ideia da pressão necessária para obter cada tonalidade.

3. Gire o lápis entre os seus dedos quando desenhar para manter uma ponta no lápis.

4. Não utilize a cor escura muito cedo. O lápis Onyx pode endentar o papel quando a pressão é aplicada e será mais difícil apagar se você cometer algum erro.

5. Escolha o seu papel cuidadosamente. Um papel áspero dará uma textura instantânea.

6. Utilize um pedaço de papel para misturar e suavizar contornos ou borrar sombreamentos.

7. Quando desenhar pelos, utilize um traço de movimento ou balanço. Sempre trabalhe na direção do crescimento do pelo e a extensão dos traços deve representar a extensão do pelo.

8. Varie a pressão aplicada ao lápis para introduzir alguma variação na tonalidade.

9. Utilize pequenos traços circulares para criar textura e suavize com um pedaço de papel para obter um sombreamento tonal mais suave.

10. Para prevenir manchas coloque um pedaço de papel sobre o seu trabalho para descansar a sua mão.


Dez Principais Dicas utilizando Lápis Pastel

por Carole Massey

 

1. Utilize o lado do lápis para áreas mais amplas de cor, e a ponta para trabalhos de desenho e detalhados.

 

2. Para misturar pastéis, você pode utilizar um pedaço de papel, um modelador de borracha ou o seu dedo.

 

3. Misture várias cores similares para destacar ou melhorar uma cor, ex.: dois ou três azuis ou verdes.

 

4. Aplique linhas diagonais (sombreado e sombreado cruzado) de cor pura sem mistura, isso ajudará a impedir que as cores se tornem 'turvas'.

 

5. Sempre trabalhe com lápis apontados. Utilize um apontador de lápis pastel ou base para apontamento e estilete para apontar e um bloco de lixa para deixar a ponta em uma ponta fina.

 

6. Faça sombreamento em grandes áreas com uma cor, para criar uma harmonia geral, ou para reunir várias áreas.

 

7. Crie interesse variando as marcações que você faz. Utilize áreas de misturas suaves, bem como marcas de sombreamento direcionais.

 

8. Siga a máxima "luz contra escuro, escuro contra luz" para aumentar o contraste tonal e leve mais vida aos seus desenhos.

 

9. Bata com uma borracha moldável para remover o excesso de pastel ou dê um formato de maneira a retirar os destaques.

 

10. O branco é mais eficaz quando utilizado diretamente no papel, não sobre outras camadas de pastel.

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Sketching

por Linda Stevens

 

1. Utilize os lápis em seu lado para criar uma cobertura mais suave. Os Lápis de Esboço têm um núcleo mais espesso, tornando-os ideais para isso.

 

2. Inicialmente utilize o seu lápis levemente e então pressione mais forte para criar uma tonalidade de clara para escura.

 

3. Raspe resíduos do lápis em seu papel utilizando um bloco de lixa. Esfregue com o seu dedo ou com um pedaço de papel para criar um efeito esfumaçado.

 

4. Você também pode utilizar um bloco de lixa para moldar a ponta do seu lápis.

 

5. Experimente o sombreamento cruzado; isso cria tonalidade para sombreamentos.

 

6. Deposite um bloco de grafite no papel, raspe um desenho desejado e então sobreponha com um lápis mais escuro.

 

7. Assegure-se de manter uma boa ponta longa em seu lápis. O Apontador Superpoint da Derwent é ideal para isso.

 

8. Toque a ponta do lápis ligeiramente no papel e então arraste para produzir marcas grossas e finas em seu papel.

 

9. Experimente utilizar os seus lápis em diferentes superfícies de papel para obter diferentes resultados.

 

10. Utilizando uma borracha a bateria você pode criar o branco de um olho levantando cuidadosamente o lápis apoiado. O grafite é especialmente fácil de remover se o realce for desejado.

 

Dez Principais Dicas utilizando Lápis de Carvão Tingido

por Carole Gordon

 

1. Crie um quadro de cores de toda a gama de cores no papel pastel.

 

2. Crie um quadro de cores e adicione o lápis branco às suas cores para obter uma variedade mais ampla de tonalidades.

 

3. Experimente o Carvão Tingido em diferentes superfícies, como papel aveludado e papel de aquarela, para obter variações em textura.

 

4. Utilize o papel colorido como uma cor extra em seu trabalho.

 

5. Para criar uma terceira cor, misture duas cores com um pedaço de papel ou a ponta do seu dedo.

 

6. Ao apontar o seu Carvão Tingido, tome cuidado para manter o lápis reto no apontador de maneira a não colocar pressão na ponta. Isso impedirá o desmoronamento do carvão quando for apontado.

 

7. Traços suaves do lápis são ideais para pelos de animais.

 

8. Para criar destaques, utilize um estilete para raspar de volta à cor do papel.

 

9. O lápis branco é ótimo para adicionar destaques ao seu desenho e clarear tonalidades.

 

10. Uma borracha moldável é uma ferramenta muito útil. Ela pode ser utilizada para retirar o carvão, para criar destaques, e é ótima para clarear manchas e marcas indesejadas.

 

Dez Principais Dicas utilizando Lápis Watercolour

por Graham Brace

 

1. Crie seu próprio quadro de cores secas e úmidas para auxiliar na sua escolha de cor.

 

2. Utilize a ponta do lápis como uma panela de aquarela para aumentar a tonalidade e a densidade da cor.

 

3. Para ampliar a sua escolha de cor, experimente diferentes combinações de cores. Ótima diversão e muitas surpresas!

 

4. Crie marcas intensas de cores aplicando lápis seco sobre áreas úmidas.

 

5. Quando fizer desenho sobreposto com lápis seco em uma área úmida, assegure-se de utilizar uma ponta grossa para evitar danos à superfície.

 

6. Para produzir textura ou marmorização, raspe flocos da ponta com um estilete ou esfregue a ponta em um bloco de lixa, deixe cair e dissolver em uma área úmida do papel. Alternativamente, movimente a cor fora da ponta com escova de dentes úmida.

 

7. Quando trabalhar com lápis seco em superfície úmida, limpe regularmente a ponta do seu lápis riscando em papel seco para minimizar a contaminação indesejada da cor.

 

8. Permita que áreas úmidas sejam secas completamente antes de trabalhar em detalhes mais finos com lápis seco.

 

9. Retire destaques e cores indesejadas com uma borracha de plástico ou borracha a bateria.

 

10. Experimente com uma esponja natural ou pano úmido sobre marcas secas para misturar cores e criar lavagens.