Testes



Resistência à luz (LF)

A resistência à luz é uma questão importante para o artista. Sabe-se que, depois de um período de tempo, as cores vão se apagar ou mudar, particularmente quando expostas a fatores ambientais como luz, calor, poeira, umidade, etc. É por isso que a Derwent testa continuamente a taxa de resistência à luz para lhe dar o melhor desempenho possível para cada cor.

O teste que utilizamos na Derwent é o teste ISO 105 Blue Wool (Escala de Azul) que foi originalmente desenvolvido para a indústria têxtil. Uma escala de 1-8 é obtida, com os valores a partir de 6 sendo considerados como BONS, representando uma duração superior a 100 anos em condições de conservação como as de uma galeria.


Cor

Assim como na resistência à luz, nós submetemos nossos pigmentos a um rigoroso teste de cor utilizando um espectrofotômetro, que é um instrumento que mede a quantidade de fótons (a intensidade da luz) absorvida. 

O teste de cor mede a diferença de cor e compreende os seguintes índices:

1. Luminosidade ou escuridão

2. Cor

3. Matiz

Utilizando uma medida Delta E (como o olho humano percebe a diferença de cor) comparamos os lotes com um padrão; uma pontuação menor do que 3, sendo considerada aceitável. As cores são ajustadas utilizando essa máquina e também utilizando o olho humano por nossa equipe altamente especializada.


Textura

Cada lote de lápis é testado manualmente para a textura apropriada (suavidade, quantidade de cera, capacidade de riscar) e, no caso de produtos solúveis em água, sua solubilidade. Nós testamos todos os lápis em relação a um padrão para textura.

Em um futuro próximo esperamos implementar um teste adicional utilizando uma máquina de escrita que utilizará repetidamente um lápis para testar sua textura e grau.

Força

Um teste importante é o teste de resistência à tração de um núcleo de lápis. Há duas máquinas que testam isso:

1. Operada manualmente, que mede em Kg e newtons.

2. Um tensiômetro, que mede a resistência à tração de um material. Nós quebramos pontas com essa máquina. Isso também pode ser utilizado para medir o ponto de quebra de um lápis mantido em um ângulo, a força de uma borracha no final de um lápis, a resistência à tração do cilindro de madeira e a ligação com a cola.

Nós quebramos as tiras dos lápis antes que sejam colocadas na madeira e garantimos que sejam fortes o suficiente.

Viscosidade

O fluxo de viscosidade das pinturas que utilizamos é testado com a utilização de uma máquina especial. Isso garante que os revestimentos sejam consistentes e sem pingos. Uma centipoise (cP), uma medida de viscosidade dinâmica, é obtida e comparada a um padrão.